sexta-feira, 26 de junho de 2015

risoto de pinhão e carne seca

 Risoto de Pinhão e Carne Seca,meu genro Giotto fez essa receita para participar das Receitas de Festa Junina do Blog Piteis da Dinha.


Risoto de Pinhão e Carne Seca (para 6 pessoas) 500 g de arroz arbóreo 600 g de pinhão cozido, descascado e cortado em pedaços 600 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada 1,5 l de caldo de legumes 1 cebola média picada 2 dentes de alho 1 copo de água de cozimento do pinhão 2 copos de vinho branco seco 100 g de queijo parmesão ralado 2 colheres cheias de manteiga azeite de oliva a gosto salsinha a gosto Modo de preparo: Na panela quente adicione uma colher de manteiga e uma colher de azeite de oliva. Adicione a cebola e o alho amassado, e refogue uns instantes. Coloque o arroz arbóreo, mexa um pouco e, em seguida, adicione 1 copo de vinho. Mexa uns minutos até o vinho evaporar. Adicione a água de cozimento do pinhão e deixe evaporar. Vá adicionando o caldo de legumes com uma concha de pouco em pouco, mexendo sempre.
Quando estiver quase no ponto al dente do grão do arroz, adicione a carne seca e o pinhão cortado. Vá adicionando o caldo de legumes até ficar no ponto. No final, coloque a colher de manteiga restante, o queijo parmesão, salsinha e o outro copo de vinho. Misture e tampe a panela por cinco minutos antes de servir.





No caso das araucárias, e notadamente da Araucaria angustifolia - também conhecida como pinheiro-do-paraná ou pinheiro brasileiro - a pinha atinge proporções razoáveis, constituindo-se de uma esfera compacta com diâmetro entre 15 e 20 centímetros.
Nos meses de maio e junho, no tardar do outono do hemisfério sul, as pinhas estouram' ao sol do meio-dia, possivelmente como reflexo da dilatação após a manhã fria. Com o estouro estes pinhões espalham-se num raio de aproximadamente cinqüenta metros a partir da planta mãe. Mas, apesar de engenhosa, esta não é a principal forma de disseminação desta notável planta. O homem e os animais que se alimentam desse pinhão também atuam no transporte e disseminação das sementes. Osserelepes costumam armazenar os pinhões, enterrando grande quantidade de sementes no solo. Essas sementes acabam sendo esquecidas e assim geram novas árvores. Apesar da crença de que a gralha-azul dissemina o pinhão, na verdade são os pequenos roedores terrestres os principais vetores.
O pinhão mede entre cinco e oito centímetros, e tem a forma de uma cunha cuja casca recobre a massa compacta e altamente proteica da semente propriamente dita.
Por seu gosto característico, o pinhão é muito apreciado no sul do Brasil (no Paraná, que possuí reconhecidamente a maior área dearaucárias do país, o pinhão é símbolo estadual, sendo o estado sulista conhecido com a "Terra do Pinhão") e também em alguns estados da região sudeste, como São PauloRio de Janeiro e Minas Gerais, onde ocorrem alguns focos de araucária.
Em Santa Catarina o pinhão é talvez a comida mais típica do estado, sendo consumido assado ou cozido, destacando-se alguns pratos, como a paçoca de pinhão e o entrevero. No Paraná, cujo pinhão é símbolo do estado, são feitos os doces de pinhão, frango ensopado com pinhão, sopa de pinhão, cordeiro ao molho de pinhão e outras iguarias paranaenses. O pinhão é também apreciado como aperitivo e em várias sobremesas. Existem até mesmo diversas "festas do pinhão", que são festivais culinários que se realizam em uma boa parcela das cidades do interior do estado, onde há grande ocorrência de araucárias.
Embora no passado o pinhão tenha feito parte da dieta dos índios Kaingang, a coleta para o consumo humano não é recomendada e é até coibida em algumas épocas e locais. Isto ocorre porque os animais silvestres necessitam do pinhão como suplemento alimentar, para enfrentar o inverno. O grande consumo humano poderia portanto prejudicar a perpetuação dessas espécies animais - assim como a da própria araucária.

pesquisa Wikipédia

10 comentários:

  1. Olá Rosinha!!!
    Super diferente, adorei!!! Nunca fiz nenhuma receita com pinhão!!!
    Beijos e ótimo final de semana pra você! =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Risinha
    Já comi pinhão mas um risoto com ele ficou muito interessante e deve ter ficado muito bom porque o aspecto está maravilhoso
    Beijos e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Deve ser uma delícia! Por aqui os pinhões são super caros e só os uso no bolo de Natal,eheh.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Adoro pinhão Rosinha, seu genro deu um show nessa receita, parece delicioso com todos esses ingredientes. Gostei muito. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Rosinha querida,
    você tem um genro prendado, bela receita!

    Bjs, ótima semana pra vcs!

    ResponderExcluir
  6. Rosinha, belíssimo risotto de pinhão!!! Os "nossos" pinhões são mais pequenos e muito caros (do tipo 100 g a 7 euros!)!
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosinha!
    Adorei a sugestão, agora no frio o risoto é prato perfeito e com pinhão melhor ainda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Rosinha!
    Adorei a sugestão, agora no frio o risoto é prato perfeito e com pinhão melhor ainda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Que delícia Rosinha, amo pinhão, bjs e uma noite abençoada, Ana ;)...

    ResponderExcluir
  10. Que delícia Rosinha, amo pinhão, bjs e uma noite abençoada, Ana ;)...

    ResponderExcluir